Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

BookCrossing Blogueiro 7ª edição. Desapega, Lia... desapega...

Será que eu consigo?

Tenho muitos livros, mas já tive o triplo do que eu tenho. Então, eu não sou tão apegada assim, será?!
Sou, sim!
Só consegui desapegar e doá-los, paulatinamente, por causa das mudanças de casa. Foram 6 habitações desde que casamos, até comprarmos a nossa casa.
Carregar um monte de caixas de livros ia ficando difícil, daí eu me desfazia de muitos a cada mudança.
Até que a estante ficou assim, bem clean.
Quando meu sogro faleceu, em maio, trouxemos os livros dele, e agora está assim:
A casa vai entrar em obra este mês (espero), e vamos passar um bom tempo sem sala, sem cozinha, resumindo: vamos morar em meia casa rs
Que momento mais oportuno para desapegar de mais uns livros, né?!

Mas desapegar não significa se desfazer de lixo literário, ou seja, doar apenas o que é intragável. Deve-se doar leitura prazerosa, instigante, uma leitura que desperte ou estimule o afã de ler, mais e mais.
Por exemplo; O livro "A Cabana", eu li e não despertou em mim, o fascínio que despertou em milhares de leitores. O livro é ruim?
Quem sou eu pra afirmar isto... quem sou eu para menosprezar a opinião positiva de várias pessoas sobre o livro?
Pois vou te dizer o que é ruim. Ruim é não ler. Ruim, também, é contaminar os outros com a tua opinião negativa sobre uma leitura. Há uma mente coletiva na sociedade, que reverbera todo tipo de sandices. Há um ego coletivo por aí, ditando normas absurdas para tudo. Portanto, cuidado!
Não gostou do livro? Outros podem gostar.
Gostou muito? Então este sim, é um excelente motivo para libertá-lo.

Eu ainda não escolhi os 'prisioneiros' que ganharão a liberdade. Assim que o fizer e efetuar a ação, volto para te contar como foi. Causa até frisson, imaginar as possibilidades, os lugares, e os recadinhos que vamos escrever né?!

Vou deixar um link para maior esclarecimento, porque eu não consigo colocar selos, imagens, linkados, direcionando para outras informações. Sempre preciso da ajuda de alguém.
Ainda vou providenciar tudo isso.

"A proposta é simples, escolher um livro, colocar um bilhete dentro informando que aquele livro foi esquecido de propósito e que aquele que o achar, ao acabar de lê-lo pode fazer o mesmo, esquecê-lo em algum lugar: banco de praça, ônibus, shopping, enfim, vale a imaginação de cada um."

O BookCrossing Blogueiro acontece duas vezes ao ano, nos períodos de 16 a 23 de Abril, e de 8 a 16 novembro. Mas podemos praticar a doação em qualquer tempo, a qualquer momento.

http://luzdeluma.blogspot.com.br/search/label/Bookcrossing

Bora?!

Inté!

32 comentários:

  1. Oi Lia,
    Acabei de comentar, no blog da Karin, que acho essa idéia maravilhosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a ideia e com certeza acharás bons títulos pra passar adiante nesse projeto! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Lia, que legal essa ideia, gostei demais...
    Aqui em casa não tenho tantos livros como você, mas tenho alguns tantos...ler é realmente sempre muito bom, é uma viajem!
    Bjs e boa quarta pra você...
    Cris...

    ResponderExcluir
  4. Oi xará acabei de chegar da rua com um novo livro nas mãos e que coincidência o seu post falando de livros...amo tudo isso,rs...mas ainda não consigo me desgarrar dos meus,mesmo já tendo lido alguns mais de duas vezes,minhas irmãs ficam loucas comigo,rs...mas quando gosto de uma estória inevitavelmente leio mais de uma vez...O livro que comprei hoje se chama Confie em mim,autor Harlan Coben eu estava louca para lê-lo mas não queria pagar o valor e hoje com um precinho convidativo não resisti,quando terminar de ler vou colocar meu veredito lá no meu cantinho,bjs....

    ResponderExcluir
  5. Super D+ essa ideia :0)
    Beijos Márcia (Brasil - Rio de Janeiro)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lia, que saudade!!
    Você viu como estou mocinha? Voltei a blogar e agora ninguém me segura...hehe
    Que ideia bacana, gostei!! Amo ler ler, mas minha biblioteca não é tão vasta..rsrs A maioria dos livros que li (e não foram poucos) pegava na biblioteca da minha cidade e os poucos que compro e ganho ainda não consigo me desapegar...kkkk Quem sabe futuramente?
    Beijos, minha amiga arretada, uma linda semana!
    Ah, amei seu carinho lá no bloguinho, fiquei toda boba...

    ResponderExcluir
  7. Eu participei das 2 últimas edições, mas desta vez tô numa dificuldade danada pra escolher 1 livro.
    Além do meu problema de desapego, né! rs
    Mas vou me decidir... rs!
    Meus zóios brilharam aqui com a sua biblioteca *-*
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  8. Nem fala em reforma, vai ser dificil ficar de um lado pro outro com os livros,
    mas é um prazer ler e te-los .
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog
    O poder da oração
    -Deus é que o Todo poderoso pode fazer qualquer coisa, não há impossíveis para Ele.
    “Pois nada é impossível para Deus".
    Lucas 1:37
    -Deus convida o seu povo a orar a Ele, a oração tem que ser feita de modo persistente e com ação de graças.
    Deus te ama.
    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.João 3:16-17
    Você acredita em Jesus ? Você o ama? O que você pode fazer para Ele hoje ?
    Ele já nos deu tanto, sua própria vida.
    Jesus Te Ama Muito

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lia!!
    Bora desapegar! Mesmo praticando o bookcrossing sempre, alguns livros não consigo me separar :) Acho que você vai ter que separar os livros antes de encaixotar tudo para começar a obra. Vai ver quando tirar as coisas do lugar, o tanto de coisas que acumulou desde a última mudança. Tenho muita preguiça de fazer obra, mas fico pensando no resultado e me animo!
    Obrigada por divulgar o bookcrossing blogueiro!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Muito legal essa inciativa. A Regina Casé faz um trabalho parecido com os livros que levam para o programa. É mais um incentivo para a leitura e muitas vezes desapegar é difícil mesmo... Aqui também estamos sempre com obras... Faz parte.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Lia,
    Eu estou na mesma situação. Pretendemos reformar aqui em casa e eu preciso me desapegar de alguns livros (na verdade, de vários livros). rsrsrs Acho que é mesmo uma ótima oportunidade para isso.
    A propósito eu detestei o livro "A Cabana".
    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. Oi Lia,
    Eu me desapego dos livros por falta de espaço.
    Tenho muito livro técnico guardado, muitos de arquitetura e desses não consigo me desapegar rs
    Mas doei vários para a biblioteca criada pela equipe da Coleta Seletica.
    Ainda tenho muito guardados, e em breve terei outro desapego.
    Obras são ótimos momentos rs
    Não li A Cabana, já escutei elogios e críticas ruins...
    bjs
    ótima quinta!

    ResponderExcluir
  14. Achei excelente essa ideia de esquecer os livros em algum lugar... Tem que desapegar mesmo - acho que vou fazer com uns livros de Nelson Gonçalves que eu ganhei e nunca li, o que você acha?

    Quanto aos bichinhos de estimação apanhados na rua, Lia querida, eu bem sei que teu coração é enorme! Parabéns pela generosidade ao acolher esses bichinhos - tenho certeza de que você é muito feliz com eles.

    Quanto à minha Pinscher, ela tem vários nomes. O "nome" mesmo é Lilo, mas a gente a chama de um montão de coisas: Pequena é o mais comum, mas também de Trubufu, Princesinha, Coisa feia, Zoião, Cão Chupando Manga - ela responde ao chamado com todos eles - acho que é pelo tom de voz que ela sabe que está sendo chamada...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Lia Glória, jamais conseguiria me desfazer de um livro assim. Deixado num local. Por que não faz doação para uma Biblioteca? Tem, certamente, na sua cidade.
    Ou doar para uma Escola.
    Também achei A cabana, sem graça.

    ResponderExcluir
  16. Lia, que ideia bacana, sabe já tive tb muitos livres, e tb por causa das mudanças fui doando as poucos, os último doei para escola municipal aqui do meu bairro.
    Olha concordo com vc, hoje em dia é um tal de ''caga regra'', tem sempre alguém impondo, ditando regras, o mundo anda muito careta mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Que iniciativa bacana, sabe que leio muito menos do que queri/deveria, com essa biblioteca em casa realmente é dificil desapegar, obras em casa é complicado então arregace as mangas e vai com fé rs.
    Adoooro obras logo vou começar uma aqui em casa mas só pintura interna e externa, mas pra bagunçar é que basta. BJÔ lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lia,
    Eu também não ligo.
    Acho que tem coisa muito mais importante para ser criticada.
    Se a questão é a cultura que não é nossa, estamos cercados de cultura americanizada todos os dias em todos os lugares.
    Também gosto pelo lado divertido, das cores e das mil possibilidadeS de decoração.
    Como disse, mexe com a imaginação!
    bjs
    Ótimo finde!!!

    ResponderExcluir
  19. Lia
    (hj estou quietinha)
    Eu participei ano de 2011. Ao esquecer o livro em uma loja de lavar roupas (lave e leve) a balconista saiu correndo atrás de mim. A sra esqueceu um livro. Expliquei a ela o projeto e ela quis ficar com o livro, toda contente
    Daí em diante nao sei o destino dele.
    A principio é difícil, mas depois o desapego toma conta.
    Outra coisa, é circular livros entre as blogueiras, por exemplo você envia esse Cabana para mim (olha a dica!, rsrs) que depois de ler eu envio para outra blogueira. Geralmente eu coloco uma folha anexa, onde as amigas vão colocando seus blogs. Tenho feito assim. Não sei o destino,mas outro dia vi pelo face, o nome de um deles que enviei para circular,

    beijinhos
    Zizi

    ResponderExcluir
  20. Oi amiga, tudo bem? Primeiramente, obrigada mais uma vez por me ligar ontem Fiquei muito feliz com sua ligação, falei pra Deus e o mundo, mesmo ninguém te conhecendo hehe: "Minha amiga de Belém ligou!" - a mais animada.

    Com nossa mudança, fui me dar conta que tinha alguns livros também que necessitavam de libertação. Já separei e vou doar para uma biblioteca àqueles que usava para planejar aulas.

    Ainda estou sem internet em casa. No momento estou na minha sogra. Acho que semana que vem volto a ser gente hehe.

    Beijos, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  21. Que bom minha querida desapegar d euns livros que vc já leu e doar
    a quem gosta de ler assim vamos passando os conhecimentos a outras
    pena que moro longe senão ia pegar alguns pra ler bjussss com carinho

    __________Rita!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi querida.
    Tem que desapegar mesmo, sei que não é fácil, mas é legal doar o que já foi lido para ter espaço para novos livros.
    Eu adorei o livro A cabana.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Oi Lia, achei muito lindo esse seu desapego, mas eu sou difícil desapegar de meus livros, egoismo talvez, não sei, tenho pena, mas achei lindas as suas palavras, e quanto ao livro A Cabana, olha, eu sou evangélica e achei ele bom e ao mesmo tempo fictício demais, não foi o que eu esperava, 50 t
    ons de cinza tenho os três e só li a metade do primeiro livro, perdi o interesse, livro a gente ñ pode largar senão perde o interesse, mas eu adoro ler, mas não consigo desapegar dos meus livrinhos, mas vc tem uma biblioteca linda aí, tem que doar mesmo, tem muito e aja espaço. Um bj no seu coração.

    ResponderExcluir
  24. Oi Lia, faço parte do Grupo de Bordado e vim agradecer por estar nos seguindo. Adorei teu blog. E dessa idéia de desapego. Mas o problema lá em casa é o marido. Que dificuldade para desapegar de algum livro.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. Ótima idéia Lia, já vi reportagem de pessoas que deixaram livros na pracinha, no parquinho e em hospitais, parabéns pela iniciativa, bjbjbj

    ResponderExcluir
  26. Olá meu bem!!
    Que delícia de visita... amei seu comentário e seu carinho... obrigada de coração!!
    E fiquei muito mais feliz que você tenha se inspirado... vai lá faz e mostra pra gente...
    É fácil, rápido, simples e fica muito charmoso... amo janelas!!
    Parabéns pela postagem... amei o texto!!
    Agora quanto a doar livros?? acho fantástico, já fiz isso várias vezes, não tenho problema de desapegar... e sei que farei alguém feliz ... amo isso!!
    E também pra você vai ficar muito mais fácil de organizar não é??
    Bjus amiga... tenha uma linda semana!!
    Desculpa a demora... mas sempre apareço... com certeza e se DEUS quiser!!

    ResponderExcluir
  27. Oi amiga.
    Vim te avisar que tem post novo lá no Eu mesma. Conto todas as novidades do meu retorno para Itajaí.
    Grande beijo, boa semana...
    Gabrielle.
    www.eueumesmagabrielle.com

    ResponderExcluir
  28. Olá Lia,

    Conheço bem o assunto. Tenho uma família apaixonada por livros, marido, filhas e eu. Levo uma vida mudando a cada 5 anos. Tenho o maior respeito por tudo que foi publicado, exatamente por pensar que mesmo eu não gostando tem alguém que pode gostar. Acho que conhecimento deve ser dividido sempre que possível, seja ensinando ou passando as fontes do conhecimento. Participamos das doações, ou melhor "deixadas" de livros em locais públicos, mas até hoje não encontrei nenhum.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Lia, achei muito interessante essa ideia do "esquecer" o livro em algum lugar. Mas será que funciona, na prática. Será que não corre o risco do livro cair nas mãos de pessoas insensíveis?
    O que faço muito, e já há alguns anos, é trocar os livros com as amigas, ou emprestar com "v" na ponta, como se costuma dizer, para que mais pessoas o leiam.
    Livros de quando meus filhos eram pequenos, tive pena, porque traziam boas recordações, mas doei a maior parte para a biblioteca da escola. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val, este risco existe. Por isso, só vou disponibilizar dois para o evento, a título de incentivo, engajamento. Os outros, infantis, pretendo levar para creches.
      A ideia de trocar com as amigas eu achei muito boa. Vou propôr para os meus amigos que curtem leitura.

      bjs

      Excluir
  30. Eu tenho muitos livros aqui pra doar. faz tempo q não leio..na verdade desde que meu menorzinho nasceu, ele tem 6 anos.

    Se vc conhecer um local legal pra eu deixar livros me diga.

    Bjim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...